A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1984, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.
Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.
Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma, dos anos de 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.
O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.1
Na edição de 2011, em Madrid, o evento reuniu cerca de três milhões de jovens.
Manila, nas Filipinas, sede do evento em 1995, recebeu cerca de 4 milhões de pessoas, uma das maiores concentrações de católicos da história.
Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ é um convite a todos os jovens do mundo.
“ | …a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo. | ” |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário